Blog

Blog

Arquiteta por formação e artista de coração.

Sou mãe, esposa e apaixonada pela minha profissão.

30705424_1570066503062065_7545489511022212376_n

Para dar inicio ao meu blog, resolvi escrever sobre um dos assuntos mais “problemáticos” da área da arquitetura de interiores. A temida OBRA… Motivo de grande preocupação tanto para o cliente quanto para todos os profissionais envolvidos, a obra é o que concretiza todo o projeto. Que faz o SONHO se realizar. E se não for bem planejada, executada e acompanhada, pode virar um PESADELO.

diario da obra depois

diario da obra

Resolvi relatar aqui minha experiência de mais de 18 anos na área, e tentar ajudar, tantos novos profissionais, quanto pessoas que resolvam “empreitar” seu sonho por conta própria.

Explicarei aqui o passo-a-passo de uma reforma. Desde seu planejamento, até a colocação do último quadro na parede”.

Além do diário da obra, também escreverei no blog alguns outros assuntos que imagino ser de extrema importância para todos os interessados em reformar e decorar um imóvel. Dicas de decoração, como escolher fornecedores confiáveis, tendências, entre outros. Mas fique a vontade de sugerir outros temas de seu interesse. O que fará meu blog ser mais e mais interessante, é A SUA PARTICIPAÇÃO!!!

Obrigada pela confiança e um grande beijo

Carol Mancini

 

DIÁRIO DE OBRA

#001 – Planejamento

Uma obra começa antes mesmo do seu início efetivo. Inicia-se com seu planejamento e organização. O que é fundamental para o bom andamento da mesma. Além do Projeto Executivo estar 100% definido, é imprescindível que seja feito um cronograma muito bem pensado considerando todas as fases de execução.

Nota: Projeto Executivo é o projeto que detalha cada serviço ou elemento que vai ser executado. É elaborado pelo arquiteto e normalmente é representado em escala e contém diversas folhas (dependendo da complexidade do mesmo). É o projeto que será entregue para o pedreiro, gesseiro, eletricista, encanador… e é ele, que todos os fornecedores usam como “base” para seu trabalho.

projeto executivo

O cronograma de obra é um gráfico que descreve, etapa por etapa, todos os serviços que serão executados, o que é necessário para a realização de cada tarefa e a programação dos prazos da mesma.

projeto executivo

Normalmente, utilizo um programa chamado MS Project para elaborar meus cronogramas, mas cada um pode utilizar a ferramenta que mais se adaptar. É necessário saber mexer no programa para utilizar o MS Project, mas um cronograma, pode ser feito até mesmo “`a mão” (é lógico que um programa específico para essa função, acelera e facilita sua elaboração) se for bem pensado e organizado.

projeto executivo

Nota: Se você realmente quiser se especializar em gerenciamento de obra, recomendo fortemente que aprenda a utilizar o MS Project. Eu adoro e facilita muito meu trabalho.

Além do Cronograma de Obra, sempre elaboro diversos Check Lists. Que são listas de tarefas que me ajudam a conferir e jamais esquecer do que precisa ser feito. Quando faço o gerenciamento de uma obra, sempre começo com um check list de fornecedores e tarefas para orçamento, que ajudará a relacionar todos os serviços que precisam ser orçados, por quais fornecedores e também quantifico quantos orçamentos são necessários para cada um deles (normalmente solicito no mínimo três orçamentos com fornecedores diferentes para cada serviço, para poder comparar valores e escolher a melhor opção custo-benefício). Utilizo esse mesmo check list, após o recebimento dos orçamentos para conferir se todos os serviços foram realmente orçados e quantificados corretamente.

projeto executivo

Durante a obra, vou elaborar diversos check list de acompanhamento (sempre datados), que normalmente são divididos por tarefas específicas de cada fornecedor (ex: civil, eletricista, marceneiro, etc) e também check lists por ambientes, que são deixados na obra (colados na parede de cada cômodo) para que todos os envolvidos possam estar cientes, e providenciar a realização das tarefas ali listadas.

COLAR EXEMPLO DE CHECK LIST

Os cronogramas, check lists e projetos completos (inclusive detalhamentos e imagens 3D) devem estar sempre fixados, na obra, em local visível a todos, e devem ser explicados detalhadamente a toda a equipe de obra.

projeto executivo

Deixar uma Resposta

Your email address will not be published.