COMO DEIXAR UM IMÓVEL ALUGADO COM A SUA CARA

COMO DEIXAR UM IMÓVEL ALUGADO COM A SUA CARA

Por Carol Mancini

Não há lugar melhor no mundo do que um NOVOLAR: confortável, aconchegante, e do nosso jeito. E a principal preocupação de quem mora em um imóvel alugado é investir na decoração e depois ter de se mudar do local por algum motivo.

Mas é possível que seu apartamento ou casa tenha a sua cara, mesmo sendo alugado. Basta seguir alguns segredos que a nossa consultora Carolina Mancini, Arquiteta por formação e artista de coração, proprietário do escritório Carolina Mancini Arquitetura.

1. Revestimentos

A maior parte dos acordos de locação proíbe alterações estruturais no imóvel. Sendo assim, os revestimentos merecem atenção especial, pois muitas vezes o piso ou os azulejos não atendem o gosto ou até mesmo às necessidades do inquilino. Uma boa saída é o piso vinílico de instalação por clique, que pode ser aplicado e removido sem quebra-quebra. Existem adesivos específicos para cobrir azulejos e ainda dar uma carinha mais alegre para o ambiente, com estampas geométricas e coloridas.

2. Móveis

Móveis modulares, aramados e araras podem ser pensados para organizar roupas, sapatos e tantos outros itens.

Banquetas, pufes, cubos (prateleiras) e uma bela cadeira de design são elementos que facilitam organizar festas e receber convidados. Além de acomodá-los, transmite a sensação de ordem, capricho e planejamento. Opte por peças independentes e de medidas convencionais, que podem ser desmontados com facilidade e que permitam uma mudança tranquila de um apê para o outro.

 foto 1

3. Valorize as Paredes

Muitas vezes o imóvel já vem pintado, mas o que nos impede de pintar uma parede com cor diferenciada? Valorize um ponto focal: quem entra no ambiente olha para onde?

Outra possibilidade de decoração é utilizar papel de parede: atualmente é possível encontrar uma grande variedade de cores e texturas, que trazem requinte e aconchego para espaços residenciais e comerciais. Quais as vantagens? É fácil e rápido de ser aplicado e possui durabilidade cerca de 3 vezes maior que a pintura.

Adesivos Decorativos de Parede também são muito indicados para decorar salas, cozinhas, quartos e corredores. Eles personalizam os ambientes e trazem alegria e descontração para a decoração. O inquilino também pode personalizar uma parede do living ou até o teto com placas de PVC, de formas, texturas e relevos variados no mercado.

Invista em quadros e painéis decorativos: estes elementos criam pontos focais interessantes e ajudam na obtenção de uma acústica agradável.

Não esqueça de comunicar antecipadamente essas alterações ao proprietário.

paredes

4. Iluminação

A iluminação é um dos elementos que mais interfere na decoração de um ambiente. É possível criar diferentes efeitos de iluminação, trazendo aconchego.

Como não é possível rebaixar o forro de gesso ou mudar pontos elétricos, uma boa solução para iluminação é o trilho eletrificado, que necessita de apenas um ponto de energia e permite a instalação de vários spots direcionáveis.

Escolha para o hall de entrada uma peça bonita, que impressione os visitantes.

Valorize o espaço da mesa de jantar. Ou seja, invista nas luminárias: são elementos que podem ser levados, caso mude-se, e são objetos que valorizam a decoração.

iluminacao

5. Tapete

Caso você não possa mudar o piso existente, o tapete é um ótimo aliado.

 Eles aquecem o ambiente, escondem o revestimento indesejado ou de cor inapropriada e ajudam a setorizar espaços.

tapete

 

6. Persianas e cortinas

As cortinas e persianas também são um elemento decorativo importante: trazem privacidade, conforto acústico e térmico e cor para a decoração.

tapete

7. Plantas

As plantas trazem vida para dentro de casa. Podem ser utilizados para suavizar arestas de paredes (como cantos) e para trazer tranquilidade e harmonia para salas, halls e varandas. Acrescentar o verde e a natureza ajudam a renovar o astral do apê sem grandes custos, com vasinhos em estruturas horizontais e até verticais, para poupar espaço. Lembre-se que as espécies de plantas devem ser as adequadas para ambientes internos.

planta

Todas estas alterações devem ser feitas com autorização da imobiliária/locador.

Deixar uma Resposta

Your email address will not be published.